top of page
Buscar

NET (Núcleo de Estudos Teatrais)

  • Foto do escritor: Descompanhia Demolições Artisticas ILTDA
    Descompanhia Demolições Artisticas ILTDA
  • 15 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura


O NET é o espaço das experimentações práticas e teóricas teatrais no qual os artistas inscritos podem vivenciar um processo criativo, a luz da nossa metodologia de trabalho, e desenvolver suas criações que desembocarão num exercício cênico final a ser compartilhado com o público, gratuitamente.


Entendemos que a teoria e a prática teatral se fundem e tornam-se tênues os limites de uma e de outra, ou seja, a teoria influencia a prática e a prática influencia a teoria. Tendo como base esse pensamento fez-se necessário para nós a criação do NET – Núcleo de Estudos Teatrais – dentro da Descompan(h)ia Demo_lições Artísticas iLTDAs. O NET carrega em seu nome sua ideia: formar uma rede, uma teia, um rizoma que agencie o teatro a outras áreas do conhecimento fomentando a reflexão, na esfera macrocósmica, das conjecturas históricas da sociedade contemporânea, e na microcósmica, do processo de criação, do resultado estético e de sua dimensão ética.


Não buscamos a cristalização de nossa prática artística ofício na repetição segura das pesquisas realizadas em nossos processos criativos anteriores: lançamo-nos ao risco de experimentar caminhos desconhecidos, que exijam a ampliação de nosso repertório (corporal, inventivo, intelectual, etc.). Para que isso aconteça é de fundamental importância o diálogo nosso com outros artistas-pesquisadores que contribuam tanto com a nossa formação quanto com a nossa preparação técnica e sensível para a realização de nossas materialidades estéticas. Além disso, o troço carrega consigo a investigação sobre a hibridização da linguagem teatral com as demais formas artísticas e, por isso, a troca com artistas de outras linguagens artísticas se mostra fundamental e imprescindível.


O NET não possui uma forma fixa e inflexível: em cada encontro realizado propomos uma dinâmica de funcionamento particular que exige dos proponentes agilidade e ousadia para experimentar novas formas de organização e condução, respeitando sempre a realidade dos participantes presentes. Este exercício contínuo de reflexão sobre a forma dos NETs exige da Descompan(h)ia o desenvolvimento de um olhar aguçado sobre as necessidades oriundas de cada encontro: quem são as pessoas que estão na Descompan(h)ia naquele momento? Como fomentar que este território seja favorável à troca de experiências entre os presentes? Como coagular essa experiência coletiva em uma forma?


Buscaremos estimular a participação dos participantes do NET no nosso processo criativo e apresentações, integrando-se na obra propriamente dita, desempenhando funções que melhor atendam seus anseios e os nossos, do troço n.#5/6personagensàprocuradeumautor.


Devemos ainda salientar que a preocupação com as questões pedagógicas nos levaram a assumir uma certa atitude artística na qual a ênfase recai não no resultado final mas no processo de criação, ou seja, o teatro é visto como um meio e não como um fim. A criação é fruto direto de um envolvimento com o material de investigação e dos questionamentos e descobertas realizados a partir disso. Ainda que não sejam em momento algum desprezadas as qualidades estéticas estas surgem como consequência de um posicionamento ético da criação.


Tal atitude nos lançou na seara daqueles artistas que procuram fazer de seus processos criativos uma intervenção direta na cidade, discutindo suas questões, mas distanciando-se por completo de qualquer manifestação panfletária ou partidária.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
 o troço:

 

Acreditamos que o conceito 'espetáculo' não consegue dar conta de nossos anseios estéticos e, por isso, procuramos e encontramos numa outra palavra conceitual, um tanto inusitada, algo que nos pareceu mais condizente: troço.

 

O troço é uma coisa. E uma coisa é difícil de ser definida, delimitada, de se ver claramente seus contornos, é algo que nos escapa à explicação, mas que também tem em si algo de quase desprezível, de imprestável. O troço está à margem.

 

A utilização de troço ao invés de Espetáculo como denominação de nossa criação traz consigo um posicionamento crítico sobre a sociedade contemporânea, compartilhando com pensamento proposto por Guy Debord em sua obra Sociedade do espetáculo.

 

Além disso, como resultado estético, encontramos no troço a hibridização das formas artísticas.

 próximos EVENToS: 

ago/16: Inscrições e início da Oficina de Demo_lições Artísticas  

ago/16:  Intervenção texto coletivo

11/09/16:  Inauguração da sede da Descompan(h)ia Demo_lições Artísticas iLTDAs

 

set/16:  Exposição

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2016 por Descompan(h)ia Demo_lições Artísticas iLTDAs. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page