top of page

NET/Agenciamentos teóricos: surgiu da necessidade de um aprofundamento teórico sobre nossa prática e de uma intensa pesquisa formal. Buscamos agenciar as nossas discussões sobre as artes cênicas com outras áreas do conhecimento sejam elas artísticas ou não, ampliando nossa percepção do fenômeno em sua dimensão sócio-cultural. Inicialmente, nossa fonte primária foi a obra de Hans Thies Lehmann, O Teatro Pós-dramático, que realiza um mapeamento das práticas teatrais contemporâneas defendendo que a dimensão política do do teatro está na forma e não no conteúdo e propõe uma política da percepção e uma estética da responsabilidade.

Este NET tem por objetivo agenciar as pesquisas práticas e teóricas na área das artes cênicas com outras áreas do conhecimento. Teremos como suporte bibliográfico a obra do alemão Hans Thies Lehman, O Teatro pós-dramático.

As perguntas que nortearão nossas investigações neste NET serão: Qual a relação entre forma e conteúdo? Qual o papel do teatro dentro da sociedade contemporânea? O que é um teatro político? dentre outras.

 

NET/Cultura e ação cultural: surgiu da necessidade da Descompan(h)ia entender de maneira mais aprofundada a realidade da comunidade na qual atuamos. Inúmeros foram os relatos presenciados na Descompan(h)ia, sobretudo nos ensaios abertos e no NET/processo(s) e rizoma, nos quais deixavam entrever uma forte presença da religiosidade, do machismo e da homofobia. Sem em nenhum momento adentrarmos num julgamento moral sobre estes fatores, procuramos entender mais de perto o discurso dos participantes deste espaço. Como pensar a ação cultural dentro destas comunidades? Como o processo teatral pode contribuir para a produção de saber e valorização desta região? Serão convidados palestras, estudiosos e profissionais da área da cultura e afins, para ampliarmos estas discussões.

Este NET tem por objetivo refletir sobre cultura e ação cultural. Pretendemos com ele compreender de maneira mais aprofundada as questões levantadas durante o nosso processo de criação de Descompan(h)ia Teatral/Troço n.#2/Navalha na Carne/Desdobramentos/Bákxai/Como criar para si um corpo sem órgãos nas comunidades onde atuamos.

​

NET/invenções cênicas: é o espaço das experimentações práticas propriamente ditas no qual os atores compartilham suas criações com os demais participantes. É o espaço para a realização das trocas cênicas entre os atores, afinação de suas criações, improvisações, etc É aqui o espaço no qual são desembocadas todas as reflexões e proposições dos demais núcleos, visando a criação da obra cênica. Nele, os atores buscarão concretizar cenicamente seus depoimentos pessoais oriundos da imersão nos materiais de estímulo. Será neste NET que ocorrerão os ensaios práticos para a construção do troço. 


NET/Leitura e produção de textos/ Seminários e conversações: surgiu com a intenção de ampliar as referências bibliográficas dos participantes da Descompan(h)ia, potencializando ainda mais as discussões realizadas nos demais NETs. Durante a leitura da obra de Hans Thies Lehmann surgiram nomes de pensadores e artistas que eram ou completa ou parcialmente desconhecidos por nós. Pensando em minimizar esta lacuna, buscamos um NET no qual realizaríamos seminários e discussões sobre alguns pensadores que dialoguem com a criação do troço , dentre eles podemos citar, Andre Antoine, Friederich Nietzsche, Gordon Craig, Jackson Pollock, Jacques Derrida, Jean François Lyotard, John Cage, Marcel Duchamp, Michel Foucault, Pina Baush e Tadeusz Kantor. Este NET também é um espaço dedicado para a produção de textos que versem sobre as questões levantadas durante o nosso processo de criação. Toda a produção escrita do processo criativo desembocará neste NET.

Este NET tem por objetivo a discussão e produção de saber. Será estimulado neste NET a produção de textos teóricos ou não e um intercâmbio constante com convidados de diversas áreas do conhecimento que dialoguem com as investigações realizadas no processo de criação dos troços.

Deste NET surgiram a publicação gráfica de dois Troços Literários, nos quais estarão disponíveis textos produzidos ao longo de todo processo de criação nos diversos NETs


NET/linguagem cinematográfica/imagem tempo: surgiu do interesse da Descompan(h)ia pela linguagem cinematográfica e pela percepção da assimilação dessa linguagem no teatro. Durante o processo de criação do troço n.#1/Navalha na Carne percebemos o alto teor cinematográfico de nossas cenas, gerando um resultado estético híbrido entre teatro e cinema. As obras de cineastas como Alejandro Jodorowski, Emir Kusturica, Ingmar Bergman, dentre outros, foram referências constantes dentro do nosso processo e fonte de alimento de nossas criações. Acreditamos que lançarmos um olhar mais minucioso sobre essa linguagem cinematográfica ampliará a potencialidade de nossas criações e tornar-se-á mais clara sua assimilação. Também buscaremos realizar uma investigação mais pormenorizada da linguagem cinematográfica em si, a partir de uma experimentação com os suportes técnicos diversos (aparelhos de gravação de diversas procedências tecnológicas, VHS, celular, digital, etc).

Ele tem como objetivo investigar as relações entre a linguagem cinematográfica e a teatral e o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a linguagem cinematográfica em si. Os participantes serão estimulados a produzirem textos que versem sobre as questões levantadas durante as discussões realizadas. Também ao atores serão estimulados a se apropriarem dessa linguagem nas suas criações. Teremos como mote de discussão o seguinte questionamento: De que maneira o teatro assimilou a linguagem cinematográfica na interpretação dos atores, na criação da dramaturgia, na elaboração da cena, etc? Como já foi dito anteriormente, temos como material bibliográfico de apoio as obras de Gilles Deleuze, Cinema 1: imagem-movimento e Cinema 2: imagem-tempo, e o ensaio de Jean François Lyotard, Acinema.


NET/processo(s) e rizoma: surgiu da necessidade da Descompan(h)ia refletir tanto sobre o processo de criação de seus troços quanto sobre o processo de cada artista envolvido nessa empreitada. Embora seja uma atividade exclusivamente teórica ela pretende ser um dispositivo que atue massivamente na prática das criações. Mostrou-se um valioso instrumento aos atores envolvidos porque exigiu que estes refletissem tanto sobre sua prática e do outro quanto do processo em si. Além disso, ampliou o foco de atenção dos atores da Descompan(h)ia para além dos limites da personagem. É neste NET que buscamos tecer uma rede ativa de contatos com outros grupos artísticos ou não, visando a troca de experiência e saberes.

O NET/processo(s) e rizoma tem como objetivo refletir o processo de criação da Descompan(h)ia e de cada artista envolvido nele. Temos como suporte bibliográfico a obra de Gilles Deleuze, Mil platôs, sobretudo os ensaios, Rizoma, Como criar para si um corpo sem órgãos e Ritornelo. Além das discussões será fomentada a prática da escritura de ensaios sobre assuntos pertinentes a Descompan(h)ia, por exemplo, o nosso processo de criação, o trabalho com os atores da Descompan(h)ia, a encenação etc

​

NET\Gestão cultural: Com a consolidação de nossa sede, o Território Descon, se tornou imperativo que lançássemos olhares para a questão da gestão cultural, visando a sustentabilidade do grupo e sua autonomia. Ter uma sede fez com que nosso olhar sobre o fazer artístico na cidade de São Paulo fosse expandido: como manter uma sede? Ficaríamos dependentes dos editais públicos? Como gerar nossa sustentabilidade? Nossa dinâmica estava propiciando essa autonomia? A partir destas inquietações, lançar olhares mais detidos para gestão cultural se mostrou imprescindível.
 

Teremos como base bibliográfica:
AVELAR, R. O avesso da cena. Belo Horizonte: Duo editorial, 2010.
BRANT, L. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
DEHEINZELIN, L. Economia criativa , uma visão do hemisfério sul. Seminário de indústrias culturais, organização dos
Estados Ibero Americanos. Buenos Aires: 2006.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
REIS. A. C. F. Economia da cultura e desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura.Barueri: Manole, 2007.


Os participantes serão estimulados a produzirem textos que versem sobre as questões levantadas​

bottom of page